Publicado por: ferdesigner | 26/07/2016

Projeto transforma lixo orgânico de restaurantes paulistas em adubo

adubo-ecod.jpg

A organização promove a coleta seletiva de resíduos orgânicos em dez grandes restaurantes de São Paulo
Fotos: Instituto Guandu

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Além dessa quantidade alarmante que acaba indo fora, também chama a atenção o volume de lixo produzido, sobretudo em restaurantes, locais que servem centenas de pessoas diariamente.

Ao pensar nisso, a jornalista e especialista em sustentabilidade Fernanda Danelon criou o Instituto Guandu, uma instituição que busca transformar o lixo orgânico de grandes restaurantes em adubo de hortas urbanas.

A organização promove a coleta seletiva de resíduos orgânicos em dez grandes restaurantes de São Paulo. Ao utilizar métodos de compostagem acelerada, o Instituto Guandu consegue lidar com até 10 toneladas diárias de massa orgânica, transformando lixo em um poderoso fertilizante, usado em hortas orgânicas.

Benefícios da compostagem
Ainda pouco usada em áreas urbanas, a compostagem reduz a quantidade de resíduos destinada aos lixões e aterros, além da contaminação de lençóis freáticos.

“Nós fazemos a coleta seletiva diária dos resíduos orgânicos, produzimos abudo com um método de biodegradação otimizada, uma espécie de compostagem acelerada. Devolvemos o que era lixo em forma de hortas urbanas orgânicas. Além disso, promovemos palestras aos funcionários dos restaurantes, explicando a importância desse processo”, explicou Fernanda ao jornal Zero Hora.

Assista a apresentação da Fernanda no TED Laçador:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: