Publicado por: ferdesigner | 02/12/2015

Peru cria uma das maiores reservas naturais do mundo

O Parque Nacional Sierra del Divisor, criado no domingo (8) pelo governo do Peru, abrange uma das maiores reservas naturais do mundo, ao se integrar a um gigantesco corredor ecológico amazônico que também compreende territórios do Brasil e da Bolívia.

A criação do parque foi oficializada pelo presidente peruano, Ollanta Humala, em cerimônia realizada na comunidade nativa de Nuevo Saposoa, na região amazônica de Ucayali.

Sierra del Divisor compreende mais de 1,3 milhão de hectares entre as regiões amazônicas de Loreto e Ucayali, na fronteira do Peru com o Brasil, e reúne “uma variedade extraordinária de espécies ameaçadas, muitas das quais não existem em nenhuma outra parte do mundo”, destacou a organização internacional Avaaz.

A Avaaz, que impulsionou uma campanha mundial que coletou mais de um 1,1 milhão de assinaturas para pedir ao governo peruano a criação do parque nacional, afirmou que a medida beneficiará 21 comunidades indígenas e 42 outros assentamentos, além de 230 mil pessoas que obtêm alimentos e fontes de água na região.

Humala, que chegou a Nuevo Saposoa acompanhado pela esposa, Nadine Heredia, e pela ministra de Cultura, Diana Álvarez-Calderón, afirmou que se trata de um espaço “único na terra”.

De acordo com o governante, a criação da reserva faz parte dos compromissos que o Peru assumiu nos anos anteriores, quando organizou a cúpula do clima das Nações Unidas COP20.

“O Peru realizou no ano passado a conferência sobre a mudança climática, na qual assumimos o compromisso de reduzir nossas emissões de carbono em mais de 30%. Sierra del Divisor vai nos permitir fazer isto”, garantiu.

O líder peruano também disse que o país envia uma mensagem ao mundo em meio ao problema do aquecimento global e demonstra sua aposta pela natureza e pelo meio ambiente.

“Hoje cumprimos um sonho de respeito à mãe natureza e às comunidades. Nos emociona muito estar aqui”, declarou Humala.

A Sociedade Peruana de Direito Ambiental (SPDA) destacou a decisão de Humala e assinalou que neste território se encontram povoações indígenas em isolamento voluntário e em contato inicial.

A SPDA já havia alertado que a região é ameaçada pelo desmatamento e pela mineração ilegal, assim como pelo tráfico de drogas, por isso era urgente a criação de uma área de conservação especial.

A nova categoria permitirá “melhorar a proteção dos territórios em onde se desembrulham” os indígenas e conservacionistas, já que os parques nacionais contam com ferramentas de gestão que os permitem ter mais proteção e fontes de financiamento, entre outros recursos.

O diretor de campanhas da Avaaz, Luis Morago, afirmou que, há até pouco tempo, o anúncio do governo peruano “parecia impossível”.

“Esta decisão termina a luta, durante mais de 20 anos, de grupos indígenas e organizações da sociedade civil pela proteção oficial da região”, disse a organização.

Sierra del Divisor é uma região de selva coberta de montanhas de origem vulcânica que, segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), é uma das zonas geológicas mais antigas da Amazônia, apesar de quase não ter sofrido a interferência do homem. (Fonte: Terra)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: