Publicado por: ferdesigner | 08/06/2015

Pequena indústria de cortinas e divisórias aumenta vendas com produtos sustentáveis

brgoods-ecod.jpg

Segundo Beatriz B. Alves Cricci, CEO e proprietária da empresa, a sustentabilidade surgiu para ela como um ‘despertar’
Foto: Divulgação/BR Goods

Implantar a sustentabilidade em uma empresa não é tarefa fácil, principalmente se ela for de micro e pequeno porte. Porém, quando as pequenas empresas integram a sustentabilidade a seus planos de negócios e atividades, elas melhoram também o lucro líquido. Algumas aumentam seus ganhos graças a redução do uso de água e energia, por exemplo, outras aumentam suas vendas para os clientes que dão preferência à sustentabilidade.

A Br Goods, indústria de cortinas e divisórias hospitalares com sede em Indaiatuba, interior de São Paulo, é uma dessas pequenas que decidiu integrar a sustentabilidade em seu negócio e em seus produtos e deu início ao processo com implementação do SGI – Sistema de Gestão Integrada, que engloba as Certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Em um ano, com a cooperação de toda a empresa, conquistaram as certificações.

Segundo Beatriz B. Alves Cricci, CEO e proprietária da empresa, a sustentabilidade surgiu para ela como um ‘despertar’. “Esta questão de sustentabilidade aflorou em mim quando há algum tempo atrás percebi que se todos no mundo tivessem o meu nível de consumo, precisaríamos de mais três mundos!!!”, conta a executiva.

Mudança na fabricação do produto impactou a unidade de negócio de cortinas em 21%, o equivalente a um aumento final das vendas de 8%

Desde então, a empresa passou a desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis para reduzir a pegada de carbono e diminuir o impacto ambiental na sociedade, como a cortina Higifácil – modelo de divisória de leito hospitalar. “Neste produto conseguimos aproveitar melhor as sobras de matéria-prima, além de nossos clientes economizarem água e tempo na sua higienização”, conta a gestora de Inovação e Conhecimento da empresa, Nathalia Mustafa.

Impacto positivo
De acordo com levantamentos da empresa, essa mudança na fabricação do produto impactou a unidade de negócio de cortinas em 21%, o equivalente a um aumento final das vendas de 8%.

Há também outra linha de produtos que auxilia com pontuações para os empreendimentos que desejam obter a certificação Leed e a empresa busca ainda a certificação da pegada de carbono em seus produtos junto com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Associação Carbon Trust.

Além de aplicar a sustentabilidade em seus processos e produtos, a Br Goods, separa e gerencia os resíduos com destinações corretas, oferece o programa Sesi de Qualidade de Vida e o treinamento ‘Alimente-se Bem’, além do treinamento in company com o ‘Movimento Voto Consciente’, com o intuito de aprimorar o conhecimento político dos colaboradores.

A proprietária da empresa conta ainda que enxergam os resultados obtidos com a sustentabilidade com muito otimismo. “Porque tudo foi implantado sem esperar resultado e estamos percebendo que o resultado está sendo imediato e pretendemos intensificar as ações nessas áreas”, conta Beatriz.

Sobre a Br Goods
Indústria fundada em 2001, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Iniciou suas atividades confeccionando cortinas de box de banheiro, e hoje fabrica produtos como cortinas divisórias para leito hospitalar, com efeito retardante de chamas, antifungo e antimicrobiana.

Também oferece sistema de proteção de paredes, portas e cantos (conhecidos como bate-maca). Seu portfólio de produtos conta também com biombos hospitalares e cortinas descartáveis.

(Por Karen Pegorari Silveira, da Fiesp)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: