Publicado por: ferdesigner | 27/05/2015

Sistema utiliza ondas submarinas para gerar energia limpa e água potável

 carnegie-ecod.jpg

A pressão da água também é utilizada para mover unidades de dessalinização, que tornam a água do mar própria para o consumo
Fotos: Carnegie Wave Energy/Divulgação

Se engana quem pensa que a força da correnteza só serve para impulsionar embarcações ou arrastar banhistas. Além disso, também é capaz de produzir energia limpa. Prova disso é o Perth Project, uma iniciativa da Carnegie Wave Energy que utiliza as ondas do mar para produzir energia e água potável.

Situado em Garden Island, na Austrália, onde está localizada a maior base naval australiana, o projeto conta com boias de cerca de 20 metros de diâmetro presas ao fundo do mar, que compõem o chamado Ceto 6. Ao moverem-se de acordo com as correntes marítimas, as boias acionam as bombas, que conduzem a água a uma pressão altíssima até a unidade terrestre, fazendo funcionar as turbinas e geradores e produzindo energia.

A pressão da água também é utilizada para mover unidades de dessalinização, que tornam a água do mar própria para o consumo.

interna-ecod.jpg
Projeto está situado em Garden Island, na Austrália, onde está localizada a maior base naval australiana

Toda a energia produzida pelo projeto é utilizada pela base naval australiana. Contudo, a empresa já tem planos para, em 2016, construir um sistema ainda maior, capaz de alimentar também residências da região.

Este não é o primeiro projeto que gera energia a partir das ondas do mar com boias submersas. Os responsáveis pelo sistema afirmam que ele mantém a paisagem intacta e evita possíveis danos provocados por tempestades às boias.

O vídeo abaixo mostra como o sistema funciona:

COMENTÁRIOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: