Publicado por: ferdesigner | 27/05/2015

Plataforma On-line reúne informações sobre tecnologia heliotérmica

energia-heliotermica-ecod.jpg

No foco da torre, os raios do sol produzem temperaturas acima de 1000° C – a mesma temperatura de um alto-forno – mas completamente sem emissões
Foto: Usina HLT – Gemasolar

Heliotérmica é a geração indireta de eletricidade a partir dos raios solares – indireta porque, antes de virar energia elétrica, o calor do sol é captado e armazenado para, depois, ser transformado em eletricidade. Com o objetivo de compilar e disseminar informações sobre essa tecnologia no Brasil, a Plataforma On-line de Heliotermia [energiaheliotermica.gov.br] entra no ar nesta terça-feira, 12 de maio.

O site é fruto do Projeto Energia Heliotérmica, uma parceria entre a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Ministério
da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo como órgão executor o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Para o diretor da área de energias renováveis e eficiência energética da GIZ no Brasil, Torsten Schwab, a Plataforma “tem o propósito de fornecer um conhecimento básico de alta qualidade sobre heliotermia e, ao mesmo tempo, criar uma rede de pessoas que saberão reconhecer oportunidades, avaliar propostas e implementar projetos concretos.”

Com a possibilidade de armazenar energia térmica, a produção acontece mesmo em dias nublados ou durante a noite

Além de ser considerada uma tecnologia renovável de baixo impacto ambiental, a heliotermia pode oferecer energia sempre que for necessário. Com a possibilidade de armazenar energia térmica, a produção acontece mesmo em dias nublados ou durante a noite. “O Brasil, como um país tropical, tem grande potencial para aproveitamento da energia do sol”, afirma o Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCTI, Eduardo Soriano.

Calor e eletricidade
“A grande vantagem da Energia Solar Heliotérmica é que podemos produzir tanto calor para processos industriais quanto energia elétrica. Principalmente em um momento em que é imprescindível a diversificação da matriz energética brasileira visando à redução da dependência dos ciclos hídricos”, completou.

A Plataforma On-line de Heliotermia é dividida em duas seções principais: a área aberta e a área exclusiva para usuários cadastrados. Na primeira, acessível a todos os visitantes, serão disponibilizadas páginas informativas e notícias sobre heliotermia. Já a área exclusiva, que pode ser acessada após um cadastro, dispõe de artigos científicos e informações especializadas para quem estuda ou trabalha com o tema.

Nessa segunda parte, os usuários encontram Guias de Mercado e de Pesquisa, nos quais empresas, órgãos públicos e instituições de financiamento, pesquisa e desenvolvimento podem se registrar para compor um panorama das organizações relacionadas à heliotermia.

Há ainda a seção Empregos e Editais, com as oportunidades profissionais da área – tanto para contratação de indivíduos quanto de empresas. Além disso, também serão divulgados cursos e editais de pesquisa para universidades brasileiras ou participantes do Programa Ciência sem Fronteiras.

Saiba mais
Atualmente, as maiores usinas heliotérmicas se encontram nos Estados Unidos. A usina Solana, localizada no estado do Arizona, que usa a tecnologia de calhas cilindro-parabólicas, tem uma potência de 280 MW, comparável à uma usina à gás de tamanho médio. A energia produzida pela Solana (944 GWh) supre a demanda de uma cidade de 70 mil habitantes. Já a usina Ivanpah, na Califórnia, utiliza três torres solares para produzir 377 MW bruto, comparável à uma usina à carvão de tamanho médio.

– Conheça o site sobre energia heliotérmica –

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: