Publicado por: ferdesigner | 05/03/2015

Eleita a mais bonita do Brasil, praia no Pará está contaminada

RONILMA SANTOSCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SANTARÉM

Eleita a localidade de praia mais bonita do Brasil pelo jornal britânico “The Guardian”, Alter do Chão, no Pará, está contaminada com coliformes fecais. O distrito de Santarém pode ter sua principal praia de água doce, na ilha do Amor, interditada.

Desde janeiro, oito casos de hepatite A foram comprovados e 11 estão em análise. A água contaminada também pode provocar diarreia e doenças de pele.

A vila, que fica a cerca de 25 quilômetros de Santarém, tem cerca de 3.000 habitantes. Em setembro, quando acontece um festival local, chega a receber 80 mil turistas.

A pedido do Ministério Público, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) analisou amostras de água e apontou a presença de coliformes em quatro locais, entre eles a praia do Amor (em frente à vila).

Antes do Carnaval, o Ministério Público pediu a interdição dos locais. A Justiça, no entanto, deu prazo até segunda-feira (23) para que a prefeitura apresente um plano para resolver o problema.

O autônomo César Ferreira, 35, pai de Sula Melissa, 7, acredita que a menina tenha contraído hepatite no bebedouro da escola. “Trocaram os filtros, mas a gente fica preocupado ainda”, diz ele.

Para o promotor Tulio Novaes, a raiz do problema é a falta de saneamento. “Para que não despejem mais matéria fecal no lago, é necessário que seja construída uma estação de tratamento de esgoto na vila”, afirma.

Hoje, barcos de turismo jogam dejetos diretamente na água do rio Tapajós e as casas da vila não possuem coleta de esgoto.

A Prefeitura de Santarém foi procurada, mas não atendeu a reportagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: