Publicado por: ferdesigner | 05/08/2014

Figueira centenária é derrubada para dar lugar a prédios em São Paulo

figueira-ecod.jpg

Tronco da figueira demolida em frente ao empreendimento imobiliário
Foto: Sara Santos/Divulgação

Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Trecho de “Sampa” (Caetano Veloso)

Quem tem o hábito de passear pelo Ipiranga, na zona sul de São Paulo, costuma desfrutar dos benefícios de uma enorme figueira enraizada no bairro. Quer dizer, costumava. A administradora Sara Santos, 29, registrou a derrubada da árvore em uma rede social para dar lugar a um lançamento imobiliário.

“Se basta plantar doze mudas para cortar uma árvore centenária, que faz parte da história de um bairro, fica muito fácil para as construtoras derrubar em vez de buscar uma alternativa”, criticou Sara.

Ela publicou as fotos do que restou da árvore no domingo, 6 de julho. A postagem foi rapidamente divulgada por centenas de pessoas.

Os comentários sobre a derrubada seguem o tom de lamento de Sara: “Há algum tempo […] descobrimos uma das seringueiras mais lindas do nosso bairro. Neste final de semana, fomos passear pelo Ipiranga e ficamos chocados […]. A árvore centenária foi cortada para ceder lugar a um empreendimento”.

Cena comum

Reações inflamadas também já são quase um padrão quando árvores são derrubadas ou ameaçadas na cidade. Recentemente, o cantor Nando Reis divulgou um vídeo em protesto contra o corte de árvores ao lado de sua casa, no Itaim Bibi (zona oeste).

A remoção da árvore foi autorizada pela prefeitura, mediante o plantio de doze mudas no terreno do empreendimento. O procedimento, autorizado por um TCA (Termo de Compensação Ambiental), é comum em São Paulo.

Segundo a construtora PDG, responsável pela remoção, apesar dos esforços para manter a árvore, “a conclusão de estudo realizado pela equipe de engenharia constatou a necessidade da sua retirada”. A empresa diz que “sempre dispõe de práticas que valorizam o meio ambiente”.

E você? O que pensa disso tudo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: