Publicado por: ferdesigner | 20/02/2014

Federico Lombardi diz que papa está escrevendo documento sobre meio ambiente

O papa Francisco começou a escrever um documento sobre “Ecologia e Meio ambiente”, segundo informou na sexta-feira o diretor de comunicação da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em declarações à Rádio Vaticana.

“A perspectiva é de uma Encíclica (documento dirigido a todos os bispos do mundo). Mas atualmente se trata de um projeto, em estado ainda inicial, de forma que é prematuro fazer previsões sobre tempos de uma possível publicação. Em todo o caso, é importante observar que o papa Francisco pretende dar um particular destaque ao tema da ‘ecologia do homem’”, disse Lombardi.

A informação de que o papa estaria trabalhando sobre um documento sobre o meio ambiente vazou em novembro quando se reuniu na Casa Santa Marta com senador argentino Fernando “Pino” Solanas.

O papa já mostrou em várias ocasiões sua preocupação com questão e em defesa do meio ambiente.

O interesse do papa com o tema voltou a ser evidenciado hoje ao incluir o cuidado com o meio ambiental entre os temas tratados com o presidente francês, François Hollande, no encontro que tiveram no Vaticano por 35 minutos.

Por sua vez e em alusão ao fato que a próxima Conferência do Clima será realizada na França em 2015, o chefe do estado francês incluiu em sua delegação ao ecologista Nicolas Hulot.

Em 13 de janeiro, perante o corpo diplomático credenciado na Santa Sé, o papa afirmou que “a exploração gananciosa dos recursos ambientais” constitui uma ferida na paz.

“Com muita frequência não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras”, disse em janeiro.

O papa já publicou dois textos neste primeiro ano de pontificado, que completará em 19 de março.

O primeiro foi a Carta Encíclica Lumen fidei (A luz da fé), publicada em julho de 2013, que foi iniciada por seu antecessor, Bento XVI, e completada por Francisco. O segundo foi a primeira Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho), publicada em 26 de novembro. (Fonte: Terra)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: