Publicado por: ferdesigner | 18/10/2013

Mercado vai reembalar alimentos vencidos e vendê-los a preços com desconto

mercado.jpg
A loja está prevista para ser lançada no início de 2014
Foto: uncoolbob

Imagine ter um supermercado que comercializa apenas alimentos com data de validade vencida? É o que o projeto projeto The Daily Table (A Mesa Diária) pretende fazer para chamar atenção da população para o fato de que cerca de um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada – 40% só nos Estados Unidos.

O idealizador da iniciativa, o ex-executivo da grande cadeia de supermercados californiana Trader Joe’s, Doug Rauch, acredita que essa é uma forma de oferecer à população alimentos mais saudáveis, uma vez que os preços terão descontos e na maioria das vezes os produtos mantém sua qualidade intacta mesmo após a data de validade ter expirado, noticiou a BBC Brasil.

Iogurtes, por exemplo, podem durar além de seis semanas após a data estabelecida

“A ideia é trazer nutrição a preços acessíveis para as pessoas de baixa renda de nossas cidades”, afirmou Rauch a rádio norte-americana NPR. Ele, que pretende lançar a loja na cidade de Dorchester, em Massachusetts, no início de 2014, analisa ainda que atualmente a comida vendida a preços mais baixos, na região, geralmente é pouco saudável e gera problemas de obesidade e diabetes.

Rótulos confusos

Um dos maiores problemas da população norte-americana, em relação aos alimentos e suas validades é a falta de padronização e a confusão nos avisos de vencimento dos alimentos, conforme o EcoD já noticiou.

Para a pesquisadora de alimentos e agricultura na organização não governamental norte-americana Natural Resources Defence Council (NRDC), Dana Gunders, a maioria das datas de validade não têm relação com a segurança dos alimentos, mas com o sabor. Em um relatório publicado recentemente, ela afirma que grande parte dos alimentos com validade vencida são perfeitamente bons para o consumo.

Iogurtes, por exemplo, podem durar além de seis semanas após a data estabelecida. Os ovos podem ser usados entre três e cinco semanas a após o prazo. Segundo Ted Labuza, professor de ciência dos alimentos na Universidade de Minnesota, para isso, os ovos devem ser mantidos a uma temperatura inferior a 5ºC  a fim de evitar o crescimento potencial da bactéria Salmonella, que provoca vômitos e diarreia. E o leite, independente da validade, apresentará um cheiro e um sabor ruins quando não estiver mais propício para uso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: