Publicado por: ferdesigner | 18/10/2013

Cinco documentários inspiradores que podem mudar a sua vida

O EcoD incentiva um pensamento mais saudável e um estilo de vida mais sustentável. Pequenas atitudes ou grandes filmes e bons documentários podem fazer com que as pessoas atentem-se a uma realidade até então desconhecida e isso mude a sua forma de pensar e/ou agir.

Selecionamos cinco documentários, com base em uma compilação do site Hypeness e no nosso próprio acervo, que talvez possam transformar a sua vida. Conheça-os:

1. Muito além do peso

Já divulgado algumas vezes aqui no EcoD, o documentário Muito Além do Peso apresenta os malefícios que alguns alimentos, a exemplo das vendidas em fast foods, podem trazer a saúde humana, sobretudo às pessoas que começam a alimentar-se de forma errada e/ou exagerada.

2. Olhos Azuis

No documentário intitulado Olhos Azuis, a professora norte-americana Jane Elliott coloca pessoas de um grupo controlado para sentirem na pele o que as minorias sentem todos os dias de suas vidas, produto desse meio social que dilacera quem encontra-se à margem da sociedade e as põem como inferiores.

3. Earthlings (Terráqueos)

Earthlings (Terráqueos) é um documentário estadunidense de 2005, que mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. O trabalho compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.

4. Criança: A alma do negócio

O documentário Criança: A alma do negócio mostra como a criança se tornou essencial para a publicidade no Brasil. Segundo o trabalho, a indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, por isso, elas são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo desenfreado.

O resultado disso? Aos cinco anos, as crianças já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.

5. Como iniciar um revolução

Como iniciar uma revolução pode ser uma dica para o momento atual vivido no Brasil. O documentário é baseado nos ensinamentos de Gene Sharp, teórico indicado ao prêmio Nobel da Paz e autor de um livro que se dedica a mobilizar populações oprimidas para combater regimes autoritários por meio da não-violência.

O trabalho mostra exemplos de países que se livraram de governos ditatoriais ou opressores, além de fornecer dicas acerca de quais passos dar na busca para construirmos nações mais livres.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: