Publicado por: ferdesigner | 01/10/2013

Foto de Rihanna com espécie ameaçada de extinção postada no Instagram leva dois para prisão

rihanna.jpg

A postagem resultou na prisão de traficantes de animais
Foto: Instagram Rihanna

Um foto na rede social Instagram e a mensagem Look who’s talking dirty to me!, algo como “Olha quem está falando besteiras para mim”, foram suficientes para que autoridades públicas da Tailândia conseguissem prender traficantes do lóris-preguiçoso, uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei no país asiático, informou a Exame.com.

A foto foi da cantora Rihanna, que se encantou com a fofura do primata enquanto passeava por uma feira livre na Tailândia e resolveu tirar uma foto com ele. Os traficantes de animais costumam vender as espécies clandestinamente, em feira livres espalhadas pelo país.

Segundo o governo local, essa situação é semelhante a um jogo de gato e rato. “Mas desta vez a repercussão é maior, porque se trata de uma celebridade como Rihanna, que postou a imagem, e havia mais de 200 mil ‘likes’ de todo o mundo”, desabafou o chefe do distrito de Phuket, Weera Kerdsirimongkon, à Associated Press. Rihanna afirma que não sabia da condição de vulnerabilidade do animal.

loris.jpg
Os animais são vendidos por menos de U$ 15 em feiras clandestinas
Foto: Joachim S. Müller

“Fofura” que causa problemas

Em agosto, uma pesquisa analisou vídeos domésticos feitos com lóris e publicados na rede social YouTube. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que atitudes como essa contribuem para o aumento da exposição dessas espécies ao comércio ilegal.

Para se ter ideia da dimensão do problema, os primatas são transportados por centenas de quilômetros de seus habitats naturais na China, Vietnã, Laos e Camboja para serem vendidos por menos de U$ 15 em feiras clandestinas.

De acordo com os pesquisadores, ao se tornaram virais na rede, os vídeos ajudam a introduzir esses primatas a uma grande parte da sociedade que normalmente não entraria em contato com eles. “As imagens apresentadas pelos meios de comunicação podem ter efeitos nocivos se os espectadores não sabem o contexto”, declarava o estudo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: