Publicado por: ferdesigner | 30/09/2013

“Respirar em São Paulo é como fumar 4 cigarros por dia”, afirma Paulo Saldiva

Conscientizar a população de São Paulo, a maior cidade do Brasil, sobre a gravidade do problema que representa a poluição do ar é a principal missão do movimento São Paulo Merece Um Ar Mais Limpo, que utiliza dados científicos e promove mobilizações com essa finalidade. A organização conta com o embasamento de profissionais como o médico patologista Paulo Saldiva, um dos maiores especialistas do país nessa área.

O projeto, que pode ser acompanhado por siteFacebookTwitter e vídeos no Youtube, incentiva práticas mais sustentáveis que podem ser praticadas no dia a dia, a exemplo da utilização do transporte público, verificação de todas as informações sobre o carro antes da compra (inclusive o fator “poluente”), aproveitamento dos cinco lugares que os automóveis possuem, a adoção da prática de desligar o motor sempre que possível e optar por caminhadas ou pedaladas.

Em entrevista ao EcoD, Saldiva fez a seguinte definição: a “Poluição em SP é um tumor maligno, mas há cura”. Segundo o especialista, “respirar em São Paulo é como fumar quatro cigarros por dia”. Em apenas dois anos, mais de 20 mil crianças e mais de 8 mil idosos foram internados por problemas respiratórios relacionados à poluição atmosférica na capital paulista.

spmerece.jpg

“Eu sou otimista em relação a doenças, porque ninguém muda para melhor ou repensa seus hábitos se não tiver algum tipo de problema antes. Já vi gente que passou a comer menos depois que ficou obeso ou diabético, por exemplo. As doenças costumam fazer as pessoas sair da zona de conforto. Como estamos insatisfeitos, talvez estejamos criando as bases para melhorar a cidade”, ressaltou Saldiva ao EcoD, à época.

O médico patologista ainda salienta que resolver o problema da poluição não é necessariamente solucionar o da mobilidade, já que se a frota de carros elétricos correspondesse a 100% da existente, melhoraria a questão da poluição, mas não da mobilidade.

Para tentar melhorar os quadros, outros projetos estão sendo desenvolvidos em prol da causa, como o Bike Anjo que ensina iniciantes a pedalar com segurança, e o Cidade para Pessoas, que visa percorrer metrópoles pelo mundo a fim de mostrar que a sustentabilidade urbana é possível.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: