Publicado por: ferdesigner | 28/08/2013

Campinas é metrópole campeã de bem-estar

Índice avaliou a situação de 15 conglomerados urbanos; SP é a 8ª no ranking geral e, em mobilidade, a penúltima

Estudo baseado no Censo considerou também itens como energia, iluminação pública e coleta de lixo

MARIANA SALLOWICZDO RIO

Será divulgado hoje um índice que analisa o bem-estar nas principais regiões metropolitanas do país. O indicador revela que Campinas (no interior de São Paulo) tem a melhor situação entre 15 conglomerados urbanos.

O estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Observatório das Metrópoles, baseado no Censo de 2010 do IBGE, mostra melhores condições de vida nas regiões metropolitanas de Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O Ibeu (Índice de Bem-Estar Urbano) considera, por exemplo, fornecimento de energia, iluminação pública, coleta de lixo e tempo de deslocamento dos cidadãos. São cinco quesitos que formam uma nota de zero a um.

Com 0,873, Campinas foi a única que recebeu a classificação “boa ou excelente”.

A maior parte dos conglomerados teve classificação intermediária e, em três casos, a nota foi “ruim ou péssima” (Recife, Manaus e Belém).

“Nos últimos anos, vimos a redução da desigualdade de renda e menor desemprego, mas a questão é se isso está se refletindo nas condições de vida urbana ou se são apenas melhoras individuais”, diz Marcelo Ribeiro, do Observatório das Metrópoles.

Para Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o Brasil sofre com a falta de “urbanidade básica”. “A desigualdade é grande e ainda há muita precariedade.”

Segundo o pesquisador, todas as regiões possuem alguma carência. “Algumas com mais foco na estrutura das cidades, outras, no deslocamento dos cidadãos.”

São Paulo, por exemplo, é a melhor colocada no quesito infraestrutura urbana (iluminação pública, calçada, bueiro, entre outros).

Já em mobilidade urbana, baseado no tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho, é a penúltima colocada, atrás apenas do Rio.

No ranking geral, a Grande SP ocupa a oitava posição, com nota 0,615, pouco acima da média de 0,605.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: