Publicado por: ferdesigner | 11/07/2013

Tijolo que capta dióxido de carbono já é uma realidade

tijolo.jpg

O Carbon Buster é feito com mais de 50% de materiais reciclados
Foto: divulgação

A mistura de areia, água e cimento combinados a materiais tratados e reciclados de resíduos industriais resultou no tijolo “Carbon Buster” (Destruidor de Carbono), um novo produto de alvenaria que possui um teor de carbono negativo. Segundo a empresa fabricante, ele é o primeiro bloco de construção capaz de captar mais dióxido de carbono do que a quantidade emitida durante a sua produção (14 kg por tonelada).

O produto cerâmico de alto desempenho partiu de uma pesquisa realizada na University of Greenwich’s School of Science em Londres e foi desenvolvido pela companhia britânica Lignacite em parceria com a Carbon8 Aggregates. Ele é feito com mais de 50% de materiais reciclados, incluindo pastilhas de Carbono 8 (que são feitas de resíduos térmicos de usinas de energia).

Carbon Buster possui um excelente nível de isolamento acústico e por isso pode ser utilizado na construção de paredes externas e internas.

Tijolos tradicionais

Por que evitar o uso de tijolos tradicionais? A resposta está na sua maneira de produção. A fabricação desses blocos utiliza fornos para queimar o produto o que exige a utilização de lenhas. Resultado? poluição na atmosfera e aumento dos desmatamentos.

Tijolos ecológicos

Um tijolo é considerado ecológico quando utiliza um sistema de produção mais sustentável ainda na fábrica, assim como, matéria-prima que não agride o meio ambiente. Quem opta por esse material na hora de construir ganha vantagens, como o isolamento térmico e acústico, além de obras mais limpas.

Ao longo do tempo o EcoD trouxe casos de tijolos sustentáveis de sucesso. Conheça abaixo alguns destaques.

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: