Publicado por: ferdesigner | 08/04/2013

Rinocerontes ganham chifres ″tóxicos″ contra caça ilegal

Medida radical foi adotada por uma reserva na África do Sul a fim de coibir o abate para retirada de chifres, cobiçados no mercado negro por supostas propriedades medicinais

Adam Foster / Creative Commons

{txtalt}

Uma reserva privada na África do Sul adotou medida radical para combater a caça de rinocerontes para retirada de chifres: colocar uma mistura de veneno nos cornos dos animais com corante rosa. Nos últimos 18 meses, mais de 100 rinocerontes já receberam a mistura de corante e parasiticidas, substâncias que combatem parasitas, como carrapatos, segundo informa o britânico The Guardian.

A prática de abate tendo como único fim a retirada de chifres é uma preocupação crescente que coloca em risco a espécie. Mais de 200 animais já foram abatidos para furto de chifres na África do Sul desde o começo do ano. Moído, o chifre do animal é vendido a centenas de dólares por grama no mercado negro para ser usado na medicina asiática.

Embora não seja tóxica para os animais, a mistura é bem agressiva para os seres humanos. Quem por acaso consumir algum medicamento feito com chifre envenenado pode sofrer de náusea, dor de estômago e diarreia, mas não corre risco de morrer. Por causa do corante rosa, o possível consumidor poderá identificar que se trata de um chifre envenenado.

Perguntado se tinha alguma preocupação quanto a prejudicar consumidores potencialmente ingênuos, o diretor de um grupo de proprietários de terras na província de Mpumalanga respondeu: “A prática é legal.
Os produtos químicos estão nos mercados. Estamos anunciando com a mídia essa ação e colocando sinais em nossas cercas. Se alguém consumir, não vai morrer, mas espero que a mensagem se espalhe e que as pessoas parem de consumir chifres de rinocerontes”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: