Publicado por: ferdesigner | 10/01/2013

Retrospectiva 2012: rankings de empresas comprometidas com a sustentabilidade

 retro-1.jpg

Nem só de lucro financeiro vivem as grandes empresas. Também é verdade que nem todas as ações que anunciam em relação ao desenvolvimento sustentável devam ser tratadas como greenwashing. Até por uma questão de sobrevivência, pois dependem (e muito) dos recursos naturais, tais companhias desenvolvem cada vez mais ações nesse sentido.

Ao longo de 2012, noticiamos aqui no EcoD os principais rankings de empresas comprometidas com a sustentabilidade. Essas listas geralmente são elaboradas por organizações especializadas em consultoria, que mensuram as políticas empresariais para áreas como redução dos gases de efeito estufa, diminuição no consumo de energia, água e demais insumos, reciclagem e responsabilidade social, apenas para citar alguns critérios.

Relembre alguns desses levantamentos:

Guia de Eletrônicos Verdes

wipro-t.jpg
Indiana Wipro teve uma estreia de luxo no ranking
Foto: SXC.hu

Divulgado anualmente pela organização não-governamental Greenpeace, o relatório analisa, entre outros pontos, se tais companhias cumpriram de fato metas como a redução de gases do efeito estufa e a retirada de produtos tóxicos dos aparelhos.

A publicação de novembro apontou a indiana Wipro como líder na redução de gases de efeito estufa e utilização das fontes renováveis de energia.

As cinco primeiras colocadas foram:

1) Wipro;

2) HP;

3) Nokia;

4) Acer;

5) Dell.

Leaderboard TI Cool

google-t.jpg
Google tem utilizado energias renováveis em suas instalações
Foto: techfreep.com

Também elaborado pelo Greenpeace, o Leaderboard TI Cool tem o foco mais centrado na utilização de energias renováveis por parte das empresas de Tecnologias da Informação.

Divulgada em fevereiro, a publicação apontou o Google como líder do levantamento graças ao uso de energia limpa em suas instalações, somado ao apoio da empresa às políticas de energia renovável em andamento nos EUA e às metas de redução de emissões na União Europeia.

As cinco primeiras colocadas foram:

1) Google;

2) Cisco;

3) Ericsson;

4) Fujitsu;

5) Vodafone.

Newsweek

banco-santander-t.jpg
Santander encabeça lista da Newsweek
Foto: Divulgação

As empresas brasileiras tiveram papel de destaque na edição 2012 do ranking das companhias mais sustentáveis do mundo, divulgado em outubro pela revista Newsweek. Das 500 corporações mais “verdes” do planeta, 14 atuam no Brasil, com destaque para o Banco Santander, que encabeçou a lista.

O ranking da Newsweek avalia critérios como Transparência e Divulgação, Gestão Ambiental e Impacto Ambiental das empresas. O Banco Santander Brasil atingiu as médias 61,5, 88,4 e 88,5, respectivamente. A publicação destacou que a companhia cobra dos clientes o preenchimento de um questionário sobre suas práticas ambientais, além de também os orientar na direção de ações mais sustentáveis ao aprovar empréstimos ou linhas de crédito.

As cinco primeiras colocadas entre as empresas que atuam no Brasil foram:

1) Santander;

2) Bradesco;

3) Telefônica Brasil;

4) Itaú;

5) Banco do Brasil.

Climate Counts

unilever-t.jpg
Transparência tem sido uma das marcas da gestão da Unilever
Imagem: Divulgação

A cada ano, a campanha Climate Counts avalia as empresas globais por suas ações voluntárias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. São levados em conta, ao todo, 22 critérios numa escala de zero a 100 pontos que compreendem o uso de energia limpa, o comprometimento com metas de descarbonização do processo produtivo e a publicação de relatórios de sustentabilidade.

Líder no setor de produtos alimentícios, a Unilever lidera o ranking. A companhia estabelece metas claras para reduzir o uso de energia da empresa, somado a medição anual do impacto da companhia no aquecimento global.

As cinco primeiras colocadas foram:

1) Unilever;

2) Nike;

3) UPS;

4) L’Oreal;

5) Electrolux.

Índice de Sustentabilidade Empresarial

natura-t.jpg
Natura integra carteira sustentável da Bovespa
Foto: Divulgação

Neste caso, o ranking não mensura as companhias por classificação de resultados – e sim lista aquelas empresas que integram a carteira sustentável da BM&FBovespa. No anúncio da carteira de empresas para 2013 (com prazo até janeiro de 2014), a Bovespa informou as respostas do questionário de seleção de 14, das 37 companhias que formam a lista, e que permitiram a divulgação das informações.

Listamos cinco delas:

1) Natura;

2) Vale;

3) EDP;

4) Sul América;

5) Eletrobras.

Anúncios

Responses

  1. ok, that was an interesting read. keep the comments coming guys. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: