Publicado por: ferdesigner | 06/12/2012

A população de Taiwan

A população de Taiwan

Taiwan é um país insular que fica no leste da China continental, entre as latitudes correspondentes das cidades de Hong Kong e Xangai, pouco acima das Filipinas e abaixo da Coreia e do Japão. A história de Taiwan possui mais de 5 mil anos, mas no passado havia uma população muito rarefeita na ilha.

A China começou a colonização de Taiwan no século XIV. Por volta de 1600, os portugueses criaram um entreposto comercial que foi chamado de Formosa. Mas os chineses reconquistaram a ilha em 1661. Em 1895, após a derrota na guerra Sino-Japonesa, a China cedeu Taiwan ao Japão. Depois das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaqui e da derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, a ilha voltou à soberania chinesa. Naquela época, o país era governado pelo partido Nacionalista (Kuomintang) de Chiang Kai-shek. Em 1949, após a vitória da Revolução Comunista, liderada por Mao Tsé-tung, cerca de 2 milhões de pessoas das forças nacionalistas e capitalistas de Chiang Kai-shek se refugiaram em Taiwan.

Após os acordos Nixon-Mao, em 1971, os Estados Unidos da América alteraram a sua posição de apoio diplomático à Taiwan e passaram a reconheceer a República Popular da China como o único governo legítimo da China (por conta disto, por exemplo, a divisão de população da ONU não faz projeções populacionais para Taiwan).

A população de Taiwan chegou a 7,9 milhões de habitantes em 1950 e praticamente dobrou de tamanho até 1970, quando atingiu 14,6 milhões de habitantes. Em 2000, atingiu 22 milhões, em 2010 chegou a 23,1 milhões de habitantes e deve apresentar um pequeno declínio até 2050 com 20,8 milhões de habitantes, segundo dados do Census Bureau dos EUA (de onde foram retirados os dados e as pirâmides desse artigo).

Estima-se que a taxa de fecundidade total (TFT) de Taiwan, tal como na China continental, estava em torno de 6 filhos por mulher em 1950. Porém, com a rápida urbanização, industrialização e universalização da educação e da saúde, a TFT caiu para 1,8 filho por mulher no início da década de 1990, chegou a 1,1 filho por mulher em 2005 e atingiu o nível mais baixo do mundo em 2011, com apenas 0,9 filho por mulher. Ou seja, mesmo sem políticas controlistas (como a política do filho único na china) a fecundidade de Taiwan atingiu uma queda histórica e sem precedentes.

Isto significa que o país vai passar por um processo de envelhecimento muito forte e, posteriormente, deve apresentar um grande declínio da população (na segunda metade do século XXI).

Taiwan é considerado um dos Tigres Asiáticos, isto é, um dos países que apresentaram maior crescimento econômico e avanços no desenvolvimento social do mundo nas últimas décadas. Atualmente, Taiwan tem uma renda per capita de 38.200 dólares (2011), com um Índice de Gini de 0,326 (baixa concentração de renda), mortalidade infantil de 5,1 mortes de crianças até 1 ano de idade para cada mil nascimentos, esperança de vida de 78,5 anos, apenas 1% da população abaixo da linha da pobreza, além de baixo desemprego e baixa inflação.

Um dos motivos do sucesso do desenvolvimento econômico e social de Taiwan foi o forte investimento em educação, saúde, empregos decentes e ciência e tecnologia, juntamente com a transição demográfica. Nestes aspectos, “Formosa” pode ser um bom exemplo para outros países do mundo.

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br

EcoDebate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: